Quando usar ribbon colorido ou monocromático para impressão?

O ribbon é uma peça fundamental no processo de impressão de crachás e cartões. Sua característica precisa estar alinhada ao objetivo final de confecção do material. Muitos itens se tornam perdidos, pois o ribbon instalado na impressora não é o recomendado. Por isso, é necessário saber quando usar o ribbon colorido ou monocromático para impressão.
 
O título deste artigo é uma das perguntas mais frequentes dos usuários. Uma informação valiosa para quem precisa de um item de identificação e controle de acesso feito com qualidade. Não cometa mais erros no momento de fazer a impressão. Continue a leitura.

O que é ribbon?

Ribbon é uma fita de transferência térmica revestida por um lado de tinha e o outro lado com uma camada de silicone. Quando a impressora é ativada para impressão, o ribbon recebe uma onda de calor e sendo assim, a tinta começa a se desgrudar e fixa na superfície do crachá ou cartão. O aquecimento, ocorre com a passagem do ribbon por uma cabeça térmica. O ribbon é muito usado para a impressão de códigos de barra e etiquetas, mas pode ser configurado para outras finalidades, por isso, é necessário entender o efeito esperado no material.

Quando usar ribbon colorido ou monocromático?

O ribbon colorido é usado para a impressão de fotos e imagens. Por exemplo, crachás para funcionários que exigem foto, cores da empresa e logo, são mais valorizados em seu design. Com o ribbon colorido, a textura e a definição de tons e formas ficam mais nítidos. Já o ribbon monocromático, é usado para impressões em preto e branco, ou seja, que não tem uma função mais visual, porém funcional, como código de barras, por exemplo. Usando um ribbon monocromático para impressões mais funcionais, o usuário gasta menos recursos.

Usando uma linguagem mais técnica, a versão monocromática, são vários tons de uma mesma cor, ou seja, sem variação de outras cores.

Quais os tipos de ribbon?

Vamos expor quais os tipos de ribbons existentes, não tem nada a ver com a função do ribbon, o que se diz, respeito ao estilo colorido ou monocromático. Os tipos disponíveis de ribbon, são o de cera, resina e misto. O uso de cada tipo, depende da configuração da impressora. Por isso, é necessário consultar um profissional para não errar na escolha. Com o auxílio de um especialista para orientar no momento da aquisição, as chances de imprimir um material com mais durabilidade, qualidade e com as funções corretas, é maior. Busque no mercado profissionais de empresas com mais de 30 anos de experiência de mercado, pois nenhum negócio consegue ficar tanto no mercado, se não fizer um trabalho diferenciado.

Como encontrar um ribbon resistente, de uma excelente marca e com aprovação em testes rigorosos de qualidade? Entre neste link e descubra. Qualquer dúvida, entre em contato.